quarta-feira, 8 de junho de 2011

POLÍTICAS E GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

A política se inicia em casa, através da hierarquia. Uma criança sabe a quem pedir pra sair e brincar, quais são seus deveres e direitos, os pais dessa mesma criança em seu ambiente de trabalho têm regras a serem cumpridas e também segue a escala de hierarquia para resolver problemas. Tudo isso é criado para que se possa manter a ordem, o equilíbrio, a harmonia, o progresso e o desenvolvimento. Muito mais que isso, a política serve pra colaborar, viabilizar e proporcionar meios de manter não só uma família e uma empresa, mas a direção para qual o país será levado.

Se tratando de educação, a política não só tem o dever de criar e atualizar leis que garantam o acesso dos alunos a escola e uma qualidade de ensino, mas também de fiscalizar, zelar e manter todo o processo educacional e seus envolvidos. Hoje, temos muitos desafios a serem superados, tais como: o conhecimento da própria lei e seu cumprimento, a qualidade, a equidade e a gestão democrática. O cenário da educação brasileira é devastador, escolas sem estrutura, professores ganhando pouco, seleção de currículo, analfabetismo, falta de interesse dos alunos em aprender, entre muitos outros problemas a serem solucionados.
Ao longo da história muitas conquistas trouxeram liberdade e autonomia à educação e aos seus educadores, como a criação da constituição federal, as leis de diretrizes e bases, os planos e projetos, que reformulavam o sistema de ensino, trazendo a possibilidade de melhorar o ensino e aprendizagem de cada aluno.

Pode-se dizer que tem sido de comum acordo, entre os professores, a constatação de que a inclusão da comunidade local nas tarefas mediadas pelas escolas é fator predominante na superação da melhora do ensino. Contudo, devemos também considerar que a participação dos pais nas escolas pode gerar uma certa desavença, no que diz respeito aos seus interesses, pois esses mesmos interesses muitas vezes são diferentes com os dos educadores e outros funcionários da escola. A essa prática de inclusão compete ao pedagogo desenvolver e facilitar a aproximação da comunidade local à escola. O pedagogo precisa buscar os pais, entidades, associações e propor projetos e atividades em parceria.

Adotando a função do articulador na tarefa de incorporar a comunidade e a escola, o pedagogo se transforma em um elo entre a escola e as entidades da comunidade local. Através desse elo é que o pedagogo pode tornar viável a troca entre as experiências educativas realizadas pelos alunos fora da escola com as que acontecem no seu interior. Integrar a escola com a comunidade é de certa forma uma tática a qual facilita estabelecer uma relação dos pais à vida escolar de seus filhos.

O início da gestão democrática nos ambientes escolares induziu à invenção de cargos, os quais se tornaram regulamentados no Estatuto, com a finalidade de abarcar parceiros do diretor para participar da gestão escolar.

Grande parte dos professores deixam a disposição da equipe de gestão as suas propostas, em busca de melhorias nas condições de trabalho, sejam elas em relação a carga horária, ao salário e até mesmo a forma de ensinar.Os docentes encaram com intensidade barreiras, pois, a realidade social e o contexto de sua função são complexos e inerentes ao trabalho.

RECOMENDAMOS:

O FILME: PRO DIA NASCER FELIZ.

Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro. Onde os professores decidem o destino curricular dos alunos "difíceis" e momentos de relativa intimidade pessoal.
Lançamento: 2006


REFERÊNCIAS:

ARAUJO, Adriana de; NASCIMENTO Josilaine Burque Ricci; KFOURI, Samira Fayez. Políticas e gestão dos espaços educativos. São Paulo: Pearson Education 2011.
Textos Web Aula Disponível. Disponível em: http://www.unoparvirtual.com.br – Área Restrita.

5 comentários:

  1. oie,tambem sou aluna da unopar gostei do blog de voçes.seremos futuras professoras.


    beijos angela.

    ResponderExcluir
  2. Olá Angêla,
    Agradecemos pelo seu comentário!

    Que legal que você gostou do blog, cadasta depois seu email em nosso blog e receba sempre os avisos de novas postagens. Assim ficaremos mais juntinhas e podemos trocar muitas idéias durante nosso curso e depois execendo nossa profissão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. gostei muito desse trabalho foi bem claro.

    ResponderExcluir
  4. Verdadeiramente um trabalho maravilhoso; este blog é um achado inestimável, que possamos ficar juntos até alcançarmos nossa formação.
    Evandro.

    ResponderExcluir
  5. Tbm gostei muitoooo!!!Estava estudando sobre o tema "Políticas e Gestão dos Espaços Educativos" pra prova de hj,ai resolvi pesquisar sobre o assunto no dotor google e achei essa explicação e gostei...E quando terminei,olha surpresa...Unopar...rs.Tbm sou aluna do curso de pedagogia do 3 semestre.Obrigada por expor suas ideias para nós internautas.

    ResponderExcluir