sexta-feira, 13 de maio de 2011

AUMENTO DA CARGA HORÁRIA ESCOLAR

Professores universitários da federal no Piauí entram em greve, essa semana o Jornal Nacional apresentou uma série sobre a educação, em que professores não conseguem fazer planejamento de aula porque não há tempo/espaço para fazer, outros professores pra não deixarem seus alunos perderem o ano, tiram do seu próprio salário (que não R$ é muito) pra comprar material escolar, em outra escola os alunos precisam sair mais cedo, pois não há merenda escolar e as escolas que conseguem distribuir a merenda são descobertas com um grande número de produtos vencidos. Uma vice-diretora em Salvador enviou uma carta pra mãe de aluno de 11 anos (11 anos) questionando a sua sexualidade e com uma suspensão de dois dias, por causa de uma brincadeira. Na TV Escola o programa Salto para o Futuro, apresentou as dificuldades de se falar e fazer algo sobre a diversidade que gera o bullyng e muitos outros problemas e a pouca evolução na compreensão do currículo e como adequar os problemas vividos pelo aluno para ser trabalhado em sala.

 "A educação quer mais”,  “Acreditamos que o dinheiro público é para a escola pública, pois assim ela terá qualidade. Somos contra a compra de vagas em escolas particulares”, declarou Cleuza Rodrigues, que também ressaltou: “Vamos respeitar as deliberações da Conae e destacar a construção coletiva das emendas para o PNE”. Esse foi o clamor de 1500 educadores em Brasília.
Tudo isso aconteceu em menos de duas semanas, muitos fatos em menos de três dias. Para sanar esses e muitos outros problemas a Comissão de Educação do Senado Federal aprovou, na semana passada, o projeto de lei que aumenta de 800 para 960 horas anuais a carga horária mínima para os ensinos infantil, fundamental e médio. Na prática, a medida vai significar 40 minutos a mais no turno diário dos estudantes ou ampliação de até 40 dias no calendário letivo.

A proposta seguirá direto para a Câmara dos Deputados, salvo se houver recurso para votação em plenário no Senado. Caso a lei seja sancionada ainda este ano, entra em vigor em 2013.

E a educação o que faz?

Em um termo bem chulo a educação tem que chupar essa manga!!!

Talvez queiram imitar o modelo de ensino do exterior, mas pra que isso aconteça é necessário que sejamos tão altos suficientes na educação como os países do lado de lá. Só pra lembrar nosso nível de qualidade de ensino em escala mundial está na casa 59º.

Mais uma vez os eleitores confiam o poder às pessoas que possam fazer a diferença e mais uma vez a diferença não é feita. Com a carga horária que já existe, os problemas que até dá pra  fazer TCC, mestrado e doutorado falando sobre eles, não são resolvidos, como é que vamos aumentar a carga horária se a educação no nosso país (salvo os educadores que realmente tentam fazer a diferença, por si só) só está no nome?

E você é contra ou a favor desse aumento da carga horária escolar?

... E o tempo está cada vez menor...

Um comentário:

  1. Bem, se estamos em um país em que deputados copiam projetos e dizem que são seus " sendo isso consideado como plágio qualquer tipo de copia em meu básico conhecimento escolar " então, não dúvido que tenham tirados essa ideia de algum intermediario qualquer, então só tenho a dizer que cada um quer empurrar os problemas para debaixo do tapete, mas quando o tapete não mais conter toda essa sujeira, daí minha gente sai de perto quem puder!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir