sábado, 16 de abril de 2011

Programa que democratiza acesso ao ensino técnico está pronto para vigorar

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, 13, em entrevista coletiva em São Paulo que uma das marcas de governo será o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), conjunto de ações voltado para democratização do acesso à escola técnica.
Ele afirmou que o programa terá várias possibilidades de oferta, com ênfase no ensino técnico público, mas também na formação profissional para o trabalhador e beneficiários de programas de transferência de renda.
“Envolverá várias instituições públicas, bolsas e financiamento, as mesmas soluções clássicas dada ao ensino superior, com são o ProUni [Programa Universidade para Todos], Reuni [expansão das universidades federais], Fies [financiamento ao estudante], Universidade Aberta”, explicou ele. O ministro disse que o programa deve sair depois que a presidenta Dilma Rousseff voltar da China. “Já está em análise econômica. Assim que ela tomar a decisão, já está pronto para anúncio.”
O Pronatec se insere no conjunto de ações do governo federal voltadas para a ampliar a oferta de educação profissionalizante no país. Além de gerar e financiar um milhão de vagas no ensino técnico para estudantes e trabalhadores desempregados, ações já em curso como o Brasil Profissionalizado e a expansão da rede federal de educação profissional serão beneficiadas com o programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário