quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Verdadeiro sentido do Natal.

Que este, seja o Natal de renascimento do amor fraterno...
Que possamos nos unir na verdadeira Paz de Cristo.
Boas Festas!

sábado, 18 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL



Neste Natal desejamos...

Que as VERDADEIRAS AMIZADES continuem
eternas e tenham sempre um lugar especial em nossos corações.

Que as LÁGRIMAS sejam poucas e compartilhadas.

Que as ALEGRIAS estejam sempre presentes
e sejam festejadas por todos.

Que o CARINHO esteja presente em um simples
olá, ou em qualquer outra frase, ou digitada rapidamente .

Que os CORAÇÕES estejam sempre abertos
para novas amizades, novos amores, novas conquistas.

Que DEUS esteja sempre com sua mão estendida apontando o caminho correto .

Que as coisas PEQUENAS como a INVEJA ou o DESAMOR
sejam retiradas de nossa vida.

Que aquele que necessite AJUDA  encontre sempre em nós uma animadora palavra amiga.
Que a VERDADE sempre esteja acima de tudo.

Que o PERDÃO e a COMPREENSÃO superem as amarguras e as desavenças.

Que este nosso pequeno MUNDO VIRTUAL seja cada vez mais humano.

Que tudo o que SONHAMOS se transforme em realidade.

Que o AMOR pelo próximo seja nossa meta absoluta.

Que nossa JORNADA de hoje e de sempre esteja repleta
de flores, paz e amor.

Autoria do texto não encontrada


Mas afinal o que é o natal?

Estamos nos aproximando de uma importante data para os cristãos do mundo inteiro: o Natal, quando se comemora o nascimento do Menino Jesus, Filho do homem, cordeiro de Deus, Salvador da Humanidade, Príncipe da Paz. Nesse período, relembramos a vinda daquele que trouxe a Boa Notícia e a salvação para a humanidade. Nessa época devemos nos preparar espiritualmente, rever nossas ações, espalhar mais amor e deixar que Jesus Cristo mude nossa vida. Entretanto, o que vejo ultimamente não tem nada a ver com isso... As pessoas estão mais preocupadas em comprar, comprar e comprar. Esqueceu-se o verdadeiro sentido do Natal.

Escolas, professores, pais, precisam trabalhar a história e a importância dessa data tão "mágica" e especial nas famílias.

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de PAZ!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

NOTÍCIAS DA SETEC Nº 278 - 17 de dezembro de 2010

 Lula envia ao Congresso projeto do PNE com as metas para 2011-2020  O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, encaminharam ao Congresso Nacional nesta quarta-feira, 15, o projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) para período 2011-2020. O novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida. “Um dos compromissos é duplicar as matrículas em cursos de educação profissional nos próximos dez anos, passando dos atuais 1 milhão de matrículas para 2 milhões em 2020”, afirmou o Haddad. O objetivo é que o investimento em qualificação e no desenvolvimento de tecnologia possa provocar a emancipação de um contingente cada vez maior de jovens brasileiros. “O nosso modelo [institutos federais] privilegia a idéia do itinerário formativo, onde um estudante pode ingressar como técnico de nível médio e seguir até a pós-graduação. Queremos mestres e doutores vindos das classes menos abastadas e não apenas da elite do país”, observou Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional e tecnológica do MEC. A primeira casa do Congresso Nacional a analisar o projeto será a Câmara dos Deputados.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

NOTÍCIAS DA SETEC - Medalhas reconhece ações em prol da educação profissional

Criada para premiar cidadãos e entidades que contribuíram para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica brasileira, a medalha Nilo Peçanha será entregue a 98 pessoas e instituições na próxima quarta-feira, 15, durante cerimônia que acontecerá em Brasília. Entre os agraciados encontram-se políticos, professores, reitores e ex-reitores, diretores de escolas, filósofos, além de entidades que apoiam e fomentam o ensino profissional. A entrega da medalha encerra as comemorações do centenário da rede federal de educação profissional e tecnológica neste ano que, dentre outras ações, contou com a realização dos Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, em maio, e do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em novembro de 2009. “A educação profissional brasileira vive o melhor momento de sua história. A medalha vem coroar estas pessoas que, de alguma maneira, contribuíram - e muitos continuam contribuindo - com esta modalidade de ensino”, destacou Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional do Ministério da Educação.  História - Nilo Peçanha governou o Brasil entre julho de 1909 e novembro de 1910. Neste período, assinou o decreto n° 7.566, que criou 19 escolas de aprendizes artífices, o embrião da educação profissional nacional. Hoje, o país conta com 342 escolas federais que oferecem, de forma gratuita, cursos de formação técnica e tecnológica em todos os estados e no Distrito Federal. Confira a lista dos agraciados. Etec Brasil  Em 20 estados do país,  28.996 estudantes de 41 cursos técnicos de ensino médio a distância serão beneficiados, a partir do 1º semestre de 2011, pelo Programa Escola Aberta do Brasil (e-Tec). As aulas práticas serão ministradas em novos laboratórios móveis. Saiba Mais.  NOTÍCIAS  DA SETEC  Medalhas reconhece ações em prol da educação  profissional   Criada para premiar cidadãos e entidades que contribuíram para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica brasileira, a medalha Nilo Peçanha será entregue a 98 pessoas e instituições na próxima quarta-feira, 15, durante cerimônia que acontecerá em Brasília. Entre os agraciados encontram-se políticos, professores, reitores e ex-reitores, diretores de escolas, filósofos, além de entidades que apoiam e fomentam o ensino profissional. A entrega da medalha encerra as comemorações do centenário da rede federal de educação profissional e tecnológica neste ano que, dentre outras ações, contou com a realização dos Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, em maio, e do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em novembro de 2009. “A educação profissional brasileira vive o melhor momento de sua história. A medalha vem coroar estas pessoas que, de alguma maneira, contribuíram - e muitos continuam contribuindo - com esta modalidade de ensino”, destacou Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional do Ministério da Educação.  História - Nilo Peçanha governou o Brasil entre julho de 1909 e novembro de 1910. Neste período, assinou o decreto n° 7.566, que criou 19 escolas de aprendizes artífices, o embrião da educação profissional nacional. Hoje, o país conta com 342 escolas federais que oferecem, de forma gratuita, cursos de formação técnica e tecnológica em todos os estados e no Distrito Federal. Confira a lista dos agraciados. Etec Brasil  Em 20 estados do país,  28.996 estudantes de 41 cursos técnicos de ensino médio a distância serão beneficiados, a partir do 1º semestre de 2011, pelo Programa Escola Aberta do Brasil (e-Tec). As aulas práticas serão ministradas em novos laboratórios móveis.

VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR É EIXO CENTRAL DO NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DIZ HADDAD

Veja essa e mais notícias no site da R7: http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/valorizacao-do-professor-e-eixo-central-do-novo-plano-nacional-de-educacao-diz-haddad-20101213.html

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (13) que a valorização do professor será o eixo central do novo PNE (Plano Nacional de Educação), que deve ser entregue pelo governo ao Congresso Nacional na próxima quarta-feira (16).

Durante participação no programa Café com o Presidente, Haddad afirmou que o texto terá metas para cada etapa da educação, desde a infantil até a profissional. Mas, segundo ele, a próxima década precisa ser do professor.

- O professor brasileiro ainda ganha, em média, 60% do que ganham os demais profissionais de nível superior, e nós queremos encurtar essa distância para que a carreira do magistério não perca talentos para as demais profissões.

O ministro lembrou que, na semana passada, dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação Estudantil) indicaram que o Brasil foi o terceiro país avaliado que mais evoluiu na qualidade da educação – ficando atrás de Luxemburgo e do Chile.

Para Haddad, o estudo demonstra que a educação brasileira está “no rumo certo”, crescendo em quantidade mas também em qualidade.
- Agora, trata-se de acelerar o passo.

13 DE DEZEMBRO DIA DO CEGO

Fotos extraídas do google imagens 

                                                              Por Jussara Barros, graduada em Pedagogia. Equipe Brasil Escola.

O olho é o órgão responsável pela visão. Através dele podemos enxergar todas as coisas, ler, costurar, dirigir, assistir televisão, enfim, observar o mundo como ele é.
A visão é um dos cinco sentidos do corpo humano, mas também é um sentido presente nos animais.
Porém, a visão não é perfeita para algumas pessoas. Existem problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia dentre outros, que tornam o ato de enxergar imperfeito.
Além desses problemas existem as pessoas que sofrem com a perda da visão, ficando com uma visão subliminar, outras apresentam o problema desde o nascimento.
Doenças como a rubéola podem causar problemas de visão nos bebês, caso a mãe seja contaminada no período de gestação.
Existem também aqueles que são totalmente desprovidos de visão, os deficientes visuais ou cegos.
Em razão desses problemas, foi criado um dia para essas pessoas, o dia 13 de dezembro, pelo presidente Jânio Quadros, que queria homenagear José Álvares de Azevedo, após este ter introduzido a leitura braile no Brasil.
O jovem aprendeu esse método de leitura na França, onde havia estudado.
No Brasil já existia o Imperial Instituto dos Jovens Cegos, que se localizava no Rio de Janeiro, criado por D. Pedro II. Hoje essa escola é mais conhecida como Instituto Benjamim Constant.
Mas a data também é conhecida como o dia de santa Luzia, protetora da visão.
A história da santa relata que a mesma fugiu de casa para não se casar com um homem que não gostava, pois na época os casamentos eram arranjados pelas famílias.
O noivo de Luzia, revoltado, perseguiu a moça, entregando-a para as autoridades que a torturou, tendo os olhos arrancados. Porém, um milagre fez com que a moça recuperasse a visão, antes de sua morte, quando foi decapitada.
Por esse motivo, tornou-se a santa protetora das pessoas com problemas de visão.
Muitos anos se passaram e poucas coisas se modificaram para os deficientes visuais. O mundo não é adaptado para os mesmos, que são privados de várias coisas.
Para termos noção do quanto a vida dos cegos é difícil, basta pensarmos sobre as coisas que fazemos em nosso dia a dia. Ao entrar em um elevador, muitos deles não possuem a linguagem em braile, feita com pontinhos que simbolizam as letras e os números. Como um cego pode andar em um elevador sem pedir auxílio? Os produtos vendidos nos supermercados também não trazem essa leitura, impedindo que o deficiente visual identifique-os. Dessa forma, é muito difícil que uma pessoa cega faça compras sozinha, sem depender de alguém para lhe ajudar.
Mesmo com os recursos tecnológicos, ainda são grandes as dificuldades que eles sofrem. As escolas não são preparadas para trabalhar com alunos que apresentam problemas sérios de visão, muitos professores não tem formação adequada para desenvolver um bom trabalho, ficando os alunos a mercê das entidades especializadas.
Nem sempre esses programas podem ser feitos de forma gratuita, dificultando muito a vida dessas pessoas.
Ouvimos falar muito sobre a inclusão social, mas os deficientes visuais têm suas vidas privadas de muitas coisas que outras pessoas não sofrem. Precisamos repensar nossas atitudes e nossos valores quanto às diferenças físicas, pois todos merecem viver com dignidade, sendo tratados da mesma forma, tendo as mesmas oportunidades.
Pense Nisso!
Texto disponível no site: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-cego.htm, Acessado no dia 10 de dezembro de 2010.

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - PAULO FREIRE

AUTONOMIA COMO OBJETIVO NA EDUCAÇÃO


Sabemos que o princípio da autonomia é um dos aspectos importantes para a construção da moralidade infantil que, por sua vez, mantém uma relação estreita com o desenvolvimento intelectual da criança. De acordo com Piaget (1999), o sujeito é um ser ativo na construção das normas que regem sua conduta. Aliada a construção individual no dessas regras, não se pode esquecer que o contexto (família, identidade infantil, amigos etc.) da criança também exerce um papel decisivo. A partir da sua convivência cotidiana com os adultos e seus pares surgem situações interessantes que possibilitam a ação e desta ação a construção de valores morais e sociais.
Esses valores são os fundamentos das regras de convivência e constituem os parâmetros que a criança utiliza para guiar suas ações e escolhas. A criança autônoma não é a criança obediente às regras impostas, mas aquela que procura coordenar os seus atos buscando ter o outro (amigo ou professor) como um parceiro desejável.
Piaget (1999) indica-nos três conceitos fundamentais para a construção da moralidade infantil: anomia, heteronomia e autonomia. A anomia (0 a 5 anos, aproximadamente) é a ausência total de regras. A criança nessa fase não sabe o que deve ou não ser feito e não compreende as regras do seu contexto social. Após essa fase, a criança começa a perceber a si mesma e aos outros, além de começar a entender que alguns de seus atos podem ou não ser realizados. Aqui, ela já ingressa no universo da moralidade ou das regras, tornando-se heterônoma e submetendo-se àquelas pessoas que detêm o poder. A heteronomia indica que a criança já sabe que há coisas certas e erradas, mas são os adultos que as definem, isto é, as regras emanam dos mais velhos. A criança heterônoma é governada pelos outros e considera que o certo é obedecer às ordens das pessoas que são autoridade (os pais, professor ou outro adulto qualquer que respeite). Com o passar do tempo e das suas interações com o meio, inicia-se o caminhar da autonomia no qual ela passa a obedecer a regras construídas internamente e que servem como referência para suas escolhas e ações. Em outras palavras, a moral torna-se autônoma. A moral autônoma indica que a criança segue regras morais próprias que a obrigam a considerar os outros e a si mesma.
Considerar esses fundamentos teóricos da construção da moralidade infantil tendo em vista o princípio da autonomia indica aos educadores que a criação e o planejamento de um ambiente sociomoral positivo e acolhedor deve constituir uma prática intencional. Portanto, é preciso muito mais que boas intenções, já que criar e aproveitar as situações de cuidado e educação no cotidiano requer superar o desejo de que as crianças sejam “bem comportadas”, tranquilas, submissas, passivas e obedientes em todos os aspectos, tanto nos relacionados à autonomia e à iniciativa, quanto ao pensamento reflexivo (DE VRIES; ZAN, 1998).
Em sua pesquisa Ana Paula Salvador Werri[1] [*]
e Adriano Rodrigues Ruiz "Somos submetidos a uma educação que nos tornar seres passivos diante dos acontecimentos e submissos a qualquer um que se imponha e mostre poder sobre nós. Temos idéias e condutas uniformes, como nos fala Rubem Alves:
Educação é isto: o processo pelo qual os nossos corpos vão ficando iguais às palavras que nos ensinam. Eu não sou eu: eu sou as palavras que os outros plantaram em mim. Como disse Fernando Pessoa: ‘Sou o intervalo entre o meu desejo e aquilo que os desejos dos outros fizeram de mim’."
Autonomia é importante para o desenvolvimento e apredizagem da criança. Ela proporciona para a criança a capacidade de executar suas atividades cotidianas seguindo suas próprias orientações. Nós como educadores facilitamos e mediamos esse processo, preparando nossos alunos para que eles saibam decidir e saibam o porque de estarem realizanos essas atividades.
 Devemos possibilitar essa interação que muito tem haver com a nossa afetividade (assunto já postado anteriomente, consulte nosso arquivo) e o ambiente que preparamos em sala de aula pra que o aluno sinta-se estimulado e conquiste sua autonomia.
Sabemos que o princípio da autonomia é um dos aspectos importantes para a construção da moralidade infantil que, por sua vez, mantém uma relação estreita com o desenvolvimento intelectual da criança. De acordo com Piaget (1999), o sujeito é um ser ativo na construção das normas que regem sua conduta. Aliada a construção individual no dessas regras, não se pode esquecer que o contexto (família, identidade infantil, amigos etc.) da criança também exerce um papel decisivo. A partir da sua convivência cotidiana com os adultos e seus pares surgem situações interessantes que possibilitam a ação e desta ação a construção de valores morais e sociais.
Esses valores são os fundamentos das regras de convivência e constituem os parâmetros que a criança utiliza para guiar suas ações e escolhas. A criança autônoma não é a criança obediente às regras impostas, mas aquela que procura coordenar os seus atos buscando ter o outro (amigo ou professor) como um parceiro desejável.
Piaget (1999) indica-nos três conceitos fundamentais para a construção da moralidade infantil: anomia, heteronomia e autonomia. A anomia (0 a 5 anos, aproximadamente) é a ausência total de regras. A criança nessa fase não sabe o que deve ou não ser feito e não compreende as regras do seu contexto social. Após essa fase, a criança começa a perceber a si mesma e aos outros, além de começar a entender que alguns de seus atos podem ou não ser realizados. Aqui, ela já ingressa no universo da moralidade ou das regras, tornando-se heterônoma e submetendo-se àquelas pessoas que detêm o poder. A heteronomia indica que a criança já sabe que há coisas certas e erradas, mas são os adultos que as definem, isto é, as regras emanam dos mais velhos. A criança heterônoma é governada pelos outros e considera que o certo é obedecer às ordens das pessoas que são autoridade (os pais, professor ou outro adulto qualquer que respeite). Com o passar do tempo e das suas interações com o meio, inicia-se o caminhar da autonomia no qual ela passa a obedecer a regras construídas internamente e que servem como referência para suas escolhas e ações. Em outras palavras, a moral torna-se autônoma. A moral autônoma indica que a criança segue regras morais próprias que a obrigam a considerar os outros e a si mesma.
Considerar esses fundamentos teóricos da construção da moralidade infantil tendo em vista o princípio da autonomia indica aos educadores que a criação e o planejamento de um ambiente sociomoral positivo e acolhedor deve constituir uma prática intencional. Portanto, é preciso muito mais que boas intenções, já que criar e aproveitar as situações de cuidado e educação no cotidiano requer superar o desejo de que as crianças sejam “bem comportadas”, tranquilas, submissas, passivas e obedientes em todos os aspectos, tanto nos relacionados à autonomia e à iniciativa, quanto ao pensamento reflexivo (DE VRIES; ZAN, 1998).
 Referências Bibliográficas:

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES, BOLETIM FINAL, RECUPERAÇÃO E FÉRIAS

Expectativa dos alunos, tensão dos pais trabalho pra escola.
O final do ano letivo é igual ao final de ano, tudo o que foi vivido durante o ano é relembrado, separação de amigos,as tão sonhadas férias, pais preocupados se vai ou não pagar recuperação, depedência, reforço e já pensado na lista de material escolares do próximo ano.
Expectativa dos alunos, tensão dos pais trabalho pra escola.
O final do ano letivo é igual ao final de ano, tudo o que foi vivido durante o ano é relembrado, separação de amigos, as tão sonhadas férias, pais preocupados se vai ou não pagar recuperação, dependência, reforço e já pensado na lista de material escolar do próximo ano.
BOLETIM: RECUPERAÇÃO E APROVAÇÃO:
Ficar no azul é um alívio, em algumas escolas os alunos já estão de férias desde o início do mês é uma garantia de não enfrentar os duros puxões de orelha dos pais, de não ficar de castigo e aproveitar mais as férias; para os pais, além de ser uma satisfação é saber que todo o investimento que fez aos seus filhos foi recompensador. Boletim manchado de notas vermelhas é mais algumas semanas de molho na escola, na tensão de recuperar a nota e acompanhar os colegas no próximo ano, medo de tudo que vai escutar dos pais, o castigo que vai receber.
RECUPERAÇÃO, SINAL DE ALERTA PARA PAIS E PROFESSORES:
O discurso de muitas escolas e seus professores é que a culpa da reprovação é do aluno que não se esforçou. CUIDADO PAIS, PROFESSORES, DIRETORES, COORDENADORES!!! A escola pode está seguindo reflexos de uma metodologia tradicional. Um aluno que possui dificuldades em determinados componentes curriculares e ao longo do ano vem tirando notas baixas, é um grito de alerta, é aviso de que algo precisa ser feito, pelos professores, junto aos coordenadores e pais. Os professores precisam está atento aos seus alunos e promover ações que façam o aluno entender o  assunto, superar suas notas e não criar sentimentos negativos quanto ao componente curricular. Enfrentar uma recuperação além de tenso, não vai fazer o aluno tirar as dúvidas que carregou durante o ano.
PROFESSOR, qual é a sua práxis e obrigação? Lembre-se que você é um agente transformador de cada aluno.
Os pais ao escutar tudo o que a professora diz, prepara em pensamento tudo o que vai fazer quando chegar em casa:
- "Você só faz estudar e brincar nessa sua vida, sua obrigação é passar de ano."
- "Nada de rua, nada de computador."
- Desse jeito você não vai ser nada na vida."
PAIS, qual foi sua contribuição durante o ano? Será que vocês também não observaram as notas dos filhos, palavras de agressão, só vai fazer o filho entender que escola é uma obrigação e tudo feito porque é imposto não é prazeroso pra ninguém.
ELE FICOU DE RECUPERAÇÃO? converse com seu filho com atenção e carinho, ajude-o e acompanhe nos estudos para as provas de recuperação, "brigue" por seu filho, estude a metodologia da escola em que ele estuda, converse com os professores, coordenadores, não deixe que no próximo ano ele tire a segunda nota vermelha.
ESCOLA instrua seus professores, acolham os pais, busquem soluções.

                                                                       Que Legal!!!!

Ai gente...
Tem período mais gostoso do que umas boas férias?
Passear, viajar, curtir a família e amigos!!!
Super Demais né?

Aqui vai algumas dicas para viajar com criança:
** arrume as malas com antecedência, para poder tentar evitar esquecer alguma coisa (o que é impossível);
** visite o pediatra antes, cheque todas as vacinas, e leve os remedinhos mais básicos (analgésico, antitérmico);
** ahhh...se for pra casa da vovó, só leve brinquedo pra brincar durante a viagem, lá ela vai ganhar um bocado!!rsrs
Viajar com criança dá um trabalhinho não é mesmo, mais acaba sendo tudo muito divertido. Temos que procurar fazer um programinha matutino hein... Shopping? Só se for pra comprar brinquedos, vale até tentar um cineminha, isso para as crianças a partir de 3 aninhos e com direito a muita pipoca e refrigerante, é óbvio que o filme tem que ser para a idade. Uhuuu praia!!! Vamos ter que acordar cedinho... Chegou? Muita calma nessa hora, cuidado redobrado, mão na mão e olho na criança, providencie pulseirinhas identificadoras, se na praia não tiver, invente alguma coisa, prevenir nunca é demais, é bom ter um cartãozinho do hotel caso esteja hospedado em algum, coloque no bolso da criança e muito protetor nas beldades, os de spray são ótimo para passar, fator 50 hein! Ó lá depois de 12h embaixo do sombreiro e de preferência com uma camisetinha, muita água, mesmo quando elas dizem “não”, libere o picolezinho pra garotada, cuidado com os queijos, milhos e comidas vendidas na praia... E depois de tudo isso é só fazer um monte de castelinho na areia, pular as ondas, e até correr atrás de siri.
Alguns Lugares:
Penha – SC é lá que fica o parque Beto Carreiro World;
Gramado – RS vale à pena conhecer uma fábrica de chocolate;
Fortaleza – CE muita emoção no Beach Park;
Porto Seguro – BA programe para ir ao Eco Park em arraial d’ajuda (muito, muito, muito bom e para todas as idades);
São Paulo – SP muitas opções entre Zoológico, Parque da Xuxa, Parque do Gugu...

Não vai viajar e ainda tem filho único???

Ótimo momento para curtir o filhote, brinque, conte historinhas, faça teatrinho, assista com ele os desenhos preferidos, faça uma sessão cinema e depois de ter usufruído bastante desse momento, faça uma festinha de férias e convide os coleguinhas da escola, contrate uma cama elástica, uma piscina de bolinhas, muitos docinhos e salgadinhos, acompanhados de bolo de chocolate e muito refrigerante, pronto tá feita à diversão... Ah! e se tiver alguma mãe corajosa que deixe seu filho dormir na sua casa, aproveite pra poder fazer o test drive de como seria se o seu filho tivesse um irmãozinho (tal vez lhe encoraje)! rsrs

Então é isto galera... Umas boas férias a todos
Aproveitem e Bom descanso!!!

sábado, 11 de dezembro de 2010

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS, UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO

Imagens extraídas do google imagens 

"A violência não é força, mas fraqueza, nem nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora." (Benedetto Croce)

09 de dezembro foi enterrado o professor universitário Kássio Vinicius de Castro Gomes, assassinado por um aluno na noite de terça-feira em Minas Gerais, que não gostou de ter sido reprovado, nessa mesma terça o programa profissão repórter exibido pela rede globo, apresentava em diversas cidades, escolas fechadas, professores de licença médica por medo e depressão da agressão dos alunos. Há tempos atrás o país ficava surpreso ao ver a cena de uma mãe incentivando a filha a bater mais na colega com quem brigava, depois um aluno foi esquecido e trancado na sala da aula, o bullying ganhou destaque, aluno que sofre com o professor ou outro colega de classe.
A violência acontece com qualquer um e não escolhe quem será o próximo, ela tem sido o reflexo de como a educação tem sido tratada e falamos aqui da educação quanto à formação do ser, de seu caráter e agente cidadão.
Tudo tem sido conseqüência do cuidado familiar, escolar e social.
Se formos falar historicamente, podemos comparar com o crescimento das cidades, que em resumo pode-se dizer que a cidade cresceu em população, consumo... E a estrutura não acompanhou esse crescimento, assim começam a surgir os problemas, ou seja, passamos pelo sistema feudal, regime militar, socialismo, capitalismo... As coisas mudaram, chegou à camisinha, os pais começam a presentear seus filhos, achando que vai ocupar o lugar do amor, aí os pais são cada vez mais jovens e os limites diminuem na educação que se dá aos filhos. Os professores, antes de se tornarem professores de algum componente curricular não recebe o preparo para atuar em sala de aula e muitos deles apenas tem o domínio do assunto mais não sabe transmitir, em contra partida as escolas acham que se os alunos chegam ao final do ano precisando de nota nove pra passar é porque ele não se esforçou e a culpa é só dos pais e do aluno. Se um pai é chamado porque seu filho está agredindo outro aluno, o pai se revolta diz que isso é coisa de criança, as escolas não tem estrutura, material, professor, horário, mas todos os dias uma nova escola é aberta e "isso é o que importa", é melhor o índice de aprovação melhorar, é filho que responde os pais, é pai que não olha agenda escolar do filho, não existe mais leitura.
Nossa! Poderíamos passar horas listando situações, conseqüências e problemas. E pode existir alguém que diga:
No meu tempo não era assim!
Só bastava meu pai olhar.
Até hoje peço a bênção aos pais, tios e avôs.
Antigamente não existia computador, câmera digital e telefone e ainda assim não troco minha infância por nada.
Pois é nossos caros leitores, não é só protesto, não é só querer que o governo amanhã mude a educação do país, nem fazer como promessa de ano novo, que facilmente no ano seguinte é esquecida.
A fórmula perfeita e a solução todo mundo no sebe íntimo sabe bem o que, sabe bem do que precisamos.
ATITUDE E EDUCAÇÃO?
E você sabe o que é ATITUDE E EDUCAÇÃO?
Comente!

"Violência não se restringe aos atos físicos, ela vai muito alem, a maior violência esta presente na omissão dos mais poderosos quando em defesa dos mais fracos em seus direitos à moradia, liberdade, salários justos, saúde e educação."
(Ivan Teorilang)

Aprofunde o tema lendo o texto a seguir.
 
Adolescentes e violência escolar
(Gerardo Castillo, professor do Departamento de Educação da Universidade de Navarra – fragmentos)
O stresse e a solidão predispõem os adolescentes a comportamentos agressivos nas aulas.
Muitos adolescentes de hoje sofrem tensões e frustrações perante as quais se encontram muito sozinhos e indefesos. É assim que nasce a rebeldia agressiva, própria das pessoas inseguras, a qual, por vezes, desemboca em condutas transgressivas e violentas.
Acontece que a viagem desde a infância até a idade adulta costuma efectuar-se atualmente com menos companhia educativa e com menor equipamento de pautas de conduta do que há alguns anos atrás, o que contribui para aumentar o stress de transição típico desta etapa da vida.
Relação com carências afetivas
Este incremento do stress é consequência de se viver num lar destruído ou de pertencer a uma família em que, de fato, não existe vida familiar. Atualmente, muitos pais proporcionam aos filhos tudo aquilo que eles lhes pedem no campo material, mas não lhes dão tempo sem pressas, critérios morais, apoio emocional ou bons exemplos. Os adolescentes, para construírem a personalidade que está a nascer, têm necessidade de modelos com os quais se identifiquem, mas nem sempre os encontram na família.
Pelo contrário, fora dela encontram uma imensidão de pontos de referência que os desorienta. O modelo de muitos adolescentes é bastante pobre: é o de quem “arruma os livros” de forma prematura para conseguir um contrato milionário como futebolista ou como modelo de passerelle antes dos 25 anos.
Expectativas dos pais
O stress agrava-se com as expectativas pouco realistas de alguns pais instalados na “cultura do êxito”. Querem, a todo o custo, filhos vencedores; exigem-lhes que sejam os melhores da turma, que façam a carreira universitária que eles não puderam fazer ou que está na moda, sem colocarem a questão de se os filhos têm capacidade ou interesse para isso. É freqüente que estes filhos acabem por ficar destruídos por dentro: culpam-se a si mesmos por não terem sabido corresponder ao que se esperava deles.
Uma cena violenta em cada 3 minutos
Os adolescentes dos nossos dias nasceram e cresceram numa sociedade na qual cada vez existe mais tendência para resolver problemas pela via da violência. Nota-se que existe tolerância social para com as condutas violentas: está a criar-se um clima de atração pela violência, através da televisão, do cinema e dos vídeos.
Um estudo recente do Departamento de Criminologia da Universidade de Málaga defende que as cadeias de televisão espanholas emitem uma cena violenta por cada três minutos e 33 segundos.
Chega um momento em que os adolescentes já não distinguem entre a violência real e a fictícia: podem ver os acontecimentos do telejornal como se tratasse de um filme policial ou de aventuras.
Escolaridade obrigatória
Quem não quer, ou não é capaz, de estudar é obrigado a fazê-lo, o que dá lugar a muitos casos de inadaptação nas aulas. Os inadaptados tornam-se violentos, e projetam a sua agressividade para o ambiente da turma.
A aula é o palco ideal (tem cenário e um público assegurado) para que os adolescentes possam representar a agressividade que foi gerada fora dela.
Educação permissiva
Mas há outras frustrações que podem resultar de estar na escola: uma delas é a que experimentam os adolescentes que ao longo da infância receberam em casa uma educação permissiva, sem nenhum tipo de exigência: habituados a fazer aquilo que lhes apetece e a não fazer aquilo que não lhes agrada, ficam irritados por terem de se adaptar a um plano de trabalho e a umas normas mínimas de convívio, boa educação e disciplina.
Veja o texto na íntegra: Disponível em: http://educacao.aaldeia.net/violencia-escolar/

Não deixe de assistir:
SEMENTES DA VIOLÊNCIA – Richard Brooks – EUA, 1955. Richard Dadier, quer ajudar a mudar o seu pequeno canto do mundo. Alguns acham que a sua é uma causa perdida. Dadier é o novo professor da escola secundária North Manual, num bairro degradado da cidade: tensões raciais, violência, gangs e apatia são o pão nosso de cada dia. E os temas deste filme ainda ressoam nos dias de hoje. No papel de Dadier, Glenn Ford não renuncia aos seus ideais e paga um preço alto no seu confronto com adolescentes problemáticos, entre os quais Vic Morrow e, numa interpretação estelar, o incomparável Sydney Poitier. Realizado por Richard Brooks, Sementes de Violência é um filme impetuoso, pertinente e ousado. E abre com Rock Around the Clock, considerado o primeiro tema musical rock'n'roll num filme de grande audiência.

sábado, 4 de dezembro de 2010

04 DE DEZEMBRO DIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL


A profissão surgiu em 21 de Dezembro de 1968 através da Lei nº 5.564 regulamentada pelo decreto nº 72.846/73, em uma trajetória histórica que foi sendo construída, desde a colonização do Brasil.

O Orientador Educacional trata das aptidões do aluno durante o aprendizado, tendo em vista conduzi-lo a sua vocação. È um agente transformador de pessoas e instituições.

Integrada com a Coordenação Pedagógica e com o Docente, a Orientação Educacional deve ser um processo cooperativo, mobilizando a escola, a família e o aluno para a investigação coletiva da realidade na qual todos estão inseridos.

Leia o TCC de Graziela Francine Cazela, que fala sobre a Teoria e Prática da Orientação Educacional, em pdf. Disponível em: 

 Parabéns a esse profissional que contribui para a melhoria da qualidade da educação.


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

EFICIENTE OU DEFICIENTE?

03 DE DEZEMBRO DIA INTERNACIONAL DO DEFICIENTE FÍSICO

No ano de 1982, a Assembléia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas criou um programa que visa atender as necessidades das pessoas com qualquer tipo de deficiência física, o Programa de Ação Mundial para Pessoas com Deficiência.
Dez anos depois, no dia 14 de outubro, a Assembléia instituiu o dia 03 de dezembro como o dia internacional do deficiente físico, para que pudessem conscientizar comprometer e fazer com que programas de ação conseguissem modificar as circunstâncias de vida dos deficientes em todo mundo.

Podemos considerar como deficiência física, quando alguma parte do organismo humano não apresenta um funcionamento perfeito, porém isso não pode ser considerado como diferença, pois existem várias pessoas com os mesmos tipos de limitações que as tornam normais dentro de suas possibilidades. Com o passar dos anos, a deficiência passou a ser vista como uma necessidade especial, pois as pessoas precisam de tratamentos diferenciados e especiais para viver com dignidade. Sabemos que isso não acontece, pois o mundo não é adaptado para essas pessoas, que sofrem muito em seu dia a dia.

Construir rampinhas nas ruas é uma forma de mascarar o verdadeiro tratamento que os mesmos deveriam receber. Além destas, em nosso meio social deveria existir leitura em braile para atender os deficientes visuais; acesso aos ônibus e lugares públicos aos cadeirantes; que a população aprendesse a conversar na linguagem de libras, para atender os surdos/mudos; além de planos governamentais voltados para a saúde e reabilitação dessas pessoas, visando amenizar suas dificuldades bem como capacitá-las para a vida social, para o exercício da cidadania. As escolas deveriam ter profissionais preparados para lidar com as limitações, assumindo maior compromisso com a formação dos professores, coordenadores e diretores, que muitas vezes não sabem como lidar com as necessidades especiais. É dever de a escola promover conhecimento a fim de garantir o aprendizado de uma profissão, dando-lhes garantia e dignidade para o futuro.

Não adianta afirmar que a sociedade não está preparada. Passou da hora de arregaçarmos as mangas e tratar os portadores de necessidades especiais como pessoas normais, pois são normais embora tenham algumas limitações. Todas as pessoas são diferentes, assim como a cor dos olhos, dos cabelos, a raça, enfim, existem aquelas que apresentam as diferenças físicas, mas que são pessoas como outra qualquer. Tratá-las com indiferença ou com desrespeito são formas de preconceito, previsto na Constituição do Brasil, assim como é direito desses estar incluídos na sociedade, pois são produtivos e capazes.

Podemos nos certificar das capacidades dos portadores de necessidades especiais nos jogos paraolímpicos, onde os mesmos atingem recordes e conquistam várias medalhas. Participam de várias modalidades esportivas, como atletismo, futebol, natação, basquete, dentre outras.
A sociedade já mudou muito nos últimos anos em relação às necessidades especiais, mas ainda temos muito que melhorar. Hoje em dia podemos ver essas pessoas trabalhando em empresas, como supermercados, lanchonetes, restaurantes, farmácias, escolas, pois a lei obriga que um percentual dos funcionários sejam portadores de necessidades especiais, como forma de garantir-lhes oportunidades no mercado de trabalho. Dessa forma têm assegurado a integração social além de conviverem com valores de igualdade de oportunidades. Mas será que isso realmente acontece? Pensem nisso!

A Lei
Em termos constitucionais, a situação da pessoa portadora de deficiência física não é má. De acordo com a lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, publicada no Diário Oficial do dia 25/10/89, que dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, está assegurado a elas o pleno exercício dos direitos individuais e sociais, além de sua efetiva integração social.  Dentro destes termos, são considerados "os valores básicos de igualdade de tratamento e oportunidade, da justiça social, do respeito à dignidade da pessoa humana, do bem-estar, e outros, indicados na Constituição ou justificados pelos princípios gerais de direito".

Na área da educação, destacamos "a oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimentos públicos e de ensino". Na da saúde, "a garantia de atendimento domiciliar de saúde ao deficiente grave não internado". No setor profissional, "a promoção de ações eficazes que propiciem a inserção, nos setores público e privado, de pessoas portadoras de deficiência". E na área de edificações, "a adoção e a efetiva execução de normas que garantam a funcionalidade das edificações e vias públicas", facilitando o acesso dos deficientes a edifícios, locais coletivos e meios de transporte.

Crime, segundo a Lei
No artigo 8o da Lei 7853-89 são especificadas várias condutas consideradas criminosas, perante a justiça, no que diz respeito aos portadores de deficiência. Por exemplo: quem colocar qualquer tipo de empecilho ao aluno portador de deficiência de se inscrever em um estabelecimento de ensino, pode pegar de um até quatro anos de prisão. Como também impedir uma pessoa de ter acesso a cargo público, pelo mesmo motivo. Negar trabalho, sem justa causa, ou colocar obstáculo na execução de ordem judicial, conforme menciona a lei, são outras atitudes puníveis com igual tempo de reclusão.

Esse artigo da lei demonstra que, pelo menos, em termos judiciais, existe respeito e atenção para com as pessoas portadoras de deficiência física, garantindo-lhes os direitos e a dignidade de indivíduos que são, que estudam, trabalham, pagam seus impostos e, portanto, podem representar politicamente a sociedade. A pessoa que não enxerga com naturalidade a situação de uma pessoa portadora de deficiência, agindo com preconceito e impedindo-a de exercer sua cidadania, é criminosa. É crime, diz a lei.

Sugerimos o Filme:  Sempre Amigos

Quando o jovem Kevin Dillon (Kieran Culkin) e sua mãe (Sharon Stone) mudam para a casa ao lado de Maxwell Kane e seus avós, uma nova vida começa para os dois meninos. Max, de 13 anos, é um gigante. Devagar na escola e sem coragem, nunca teve amigos. Já Kevin, tem problemas de nascença nas pernas, mas compensa as dificuldades físicas com cérebro de gênio. Unidos, Kevin dá a Max suas idéias e Max dá à Kevin a habilidade de se mover rapidamente. Uma amizade fantástica que dá força e coragem para que ambos enfrentem as adversidades da infância com o poder da imaginação.

Fontes Bibliográficas
·         Jussara de Barros, Graduada em Pedagogia, Equipe Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-internacional-do-deficiente-fisico.htm. Acessado em 03 de dezembro de 2010, às 09:00h.
·         Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dezembro/dia-internacional-do-deficiente-fisico.php. Acessado em 03 de dezembro de 2010, às 09:00h.

Vá até nosso marcador, na mesmo link de Pedagogiando, tratamos anteriormente sobre esse assunto no tema: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA ESCOLA, tratando sobre a inclusão escolar (postada em novembro), confira e se aprofunda mais.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

AFETIVIDADE NA ESCOLA - AUTORIDADE X AUTORITARISMO


Como visto em nossa enquete autoridade é bem diferente de ser autoritário e qual é a diferença entre essas palavras semelhantes.
Todo ser humano necessita de afeto.O estado emocional é de grande influência no comportamento e aprendizado das pessoas, juntamente com o desenvolvimento cognitivo. São sensações de extrema importância para a saúde mental de todos os seres humanos.
A Autoridade é exercida de duas formas; pelo domínio ou pelo poder como ocorre na instituição escolar, ou pelo prestígio daquele que demonstra possuir competência em determinado assunto (professor-autoridade) Araújo.1999:41
Autoridade autoritária se baseia no respeito unilateral, onde aquele que respeita não se vê obrigado a também respeitar o outro (Araújo l999:34)
Para Piaget (1994) é como instrumento de submissão à regra pré-estabelecidas cuja origem permanece no exterior do sujeito.
O Autoritárismo é facilmente associado em um contexto educacional, seja ela a Educação Religiosa ou Militar que foi adotada por muito tempo no trabalho pedagógico (Furtani 2000) tendo como característica principal, que os alunos sofram com a ausência do diálogo, pelo fato de que as decisões fundamentais são tomadas por quem "tem autoridade", algo que jamais pode ser questionado ou discutido.
o professor pode ser afetivo e exercer a sua autoridade ao e mesmo tempo, pois ela motiva o aluno a se interessar em aprender. O afeto não quer dizer que o professor tem que ficar grudado no aluno com carinhos na tentativa de agradar e sim de sair da zona de conforto e da indiferença. Afetividade promove a auto estima do aluno, se o aluno consegue se sentir confortável e estimulado pra fazer sua atividades, isso que dizer que ao mesmo tempo em que o professor é afetivo ele também exerce sua autoridade, pois a relação de aluno e professor é de respeito e aprendizado.

Sugerimos o filme:

Meu mestre minha vida

Meu mestre minha vida


Resumo: Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos. Com Morgan Freeman e Beverly Toddy


E autonomia? Um aluno pode ser autônomo em sala de aula?
Responda nossa enquete e em breve iremos falar sobre ela.
Até lá!


Vá até nosso marcador, na mesmo link de Pedagogiando, tratamos anteriormente sobre AFETIVIDADE NA ESCOLA (postada em novembro), confira e se aprofunda mais.