quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

AFETIVIDADE NA ESCOLA - AUTORIDADE X AUTORITARISMO


Como visto em nossa enquete autoridade é bem diferente de ser autoritário e qual é a diferença entre essas palavras semelhantes.
Todo ser humano necessita de afeto.O estado emocional é de grande influência no comportamento e aprendizado das pessoas, juntamente com o desenvolvimento cognitivo. São sensações de extrema importância para a saúde mental de todos os seres humanos.
A Autoridade é exercida de duas formas; pelo domínio ou pelo poder como ocorre na instituição escolar, ou pelo prestígio daquele que demonstra possuir competência em determinado assunto (professor-autoridade) Araújo.1999:41
Autoridade autoritária se baseia no respeito unilateral, onde aquele que respeita não se vê obrigado a também respeitar o outro (Araújo l999:34)
Para Piaget (1994) é como instrumento de submissão à regra pré-estabelecidas cuja origem permanece no exterior do sujeito.
O Autoritárismo é facilmente associado em um contexto educacional, seja ela a Educação Religiosa ou Militar que foi adotada por muito tempo no trabalho pedagógico (Furtani 2000) tendo como característica principal, que os alunos sofram com a ausência do diálogo, pelo fato de que as decisões fundamentais são tomadas por quem "tem autoridade", algo que jamais pode ser questionado ou discutido.
o professor pode ser afetivo e exercer a sua autoridade ao e mesmo tempo, pois ela motiva o aluno a se interessar em aprender. O afeto não quer dizer que o professor tem que ficar grudado no aluno com carinhos na tentativa de agradar e sim de sair da zona de conforto e da indiferença. Afetividade promove a auto estima do aluno, se o aluno consegue se sentir confortável e estimulado pra fazer sua atividades, isso que dizer que ao mesmo tempo em que o professor é afetivo ele também exerce sua autoridade, pois a relação de aluno e professor é de respeito e aprendizado.

Sugerimos o filme:

Meu mestre minha vida

Meu mestre minha vida


Resumo: Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos. Com Morgan Freeman e Beverly Toddy


E autonomia? Um aluno pode ser autônomo em sala de aula?
Responda nossa enquete e em breve iremos falar sobre ela.
Até lá!


Vá até nosso marcador, na mesmo link de Pedagogiando, tratamos anteriormente sobre AFETIVIDADE NA ESCOLA (postada em novembro), confira e se aprofunda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário